Israel no Exílio – Uma Interpretação Teológica
No presente livro o professor de Antigo Testamento Ralph W. Klein aborda um tema que está merecendo muita atenção no clima cultural hodierno. O tema dos sem pátria está atualmente penetrando em várias disciplinas. O exílio é um símbolo cada vez mais poderoso para iluminar nossas circunstâncias atuais. O motivo é hoje particularmente pertinente, pois parecemos viver numa situação sem precedentes. Já não são apenas as pessoas economicamente marginalizadas ou politicamente oprimidas que experimentam a condição de sem pátria. Klein reúne várias tendências da pesquisa atual e oferece sua própria sensibilidade escriturística, apresentando um novo quadro de recursos bíblicos disponíveis para a tarefa e o lugar atual da igreja. Entre outros, Klein desenvolve os seguintes aspectos:
1. Mostra como a experiência do exílio toca tanto as realidades político-econômicas como o colapso dos sistemas de símbolos. É a ligação entre os símbolos e os aspectos mais concretos da nossa vida que cria uma situação profundamente sentida de não ter pátria
2. Se o problema é reconhecido e de maneira geral aceito em Israel (e poderia ser diferente no século VI a.C.?) as reações a ele no Antigo Testamento tanto a partir de Babilônia como da Palestina, são ricas e variadas. O autor leva plenamente em consideração a atual ênfase dada á fluidez e flexibilidade da fé bíblica em respostas a questões culturais. O sofrimento de Israel é demasiado profundo para admitir uma resposta.
3. Embora a crise de Israel tenha muitas dimensões, o exílio em última instância precisa ser encarado em termos de Deus, da liberdade e da fidelidade de Deus do poder e da misericórdia de Deus. No contexto da modernidade sentimos a terrível tentação de definir o problema e buscar sua solução e outros planos, mas Israel nunca teve essa dúvida.